segunda-feira, 15 de março de 2010

AS ÁREAS

SEGUNDO PIAGET
" O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento fisico, cognitivo, afectivo, social e moral."
Eu com este trabalho, a brincar vou ensinar á criança, que assim encontra apoio para superar as suas dificuldades. Então a minha estratégia foi ensinar as áreas, de uma forma divertida, oferecer-lhes uma variedade de estímulos num ambiente alegre, proporcionando-lhes na presença de certas normas, que isto vai fazer parte do seu dia-a-dia, nas diversas fases de aprendizagem.
Juntei um grupo de crianças com 5 anos, levei-as para o ar livre e pedi-lhes para fazer uma rodinha sentados no chão. Trouxe comigo duas folhas como estas, uma inteira e outra cortada em quatro partes iguais.
Ex:



Fui para o meio delas e tentei-lhes fazer ver que os quatro pedaços juntos faziam uma folha, ou seja, que as áreas eram todas iguais.
Muitas crianças acharam que as áreas dos quatro pedaços não completavam a folha. Muitas acharam que tinha mais áreas a folha cortada, do que a folha inteira, e outras reconheceram fácilmente que as áreas eram todas iguais.
Este trabalho mostra um facto comum:
Que em certos estágios do pensamento as crianças pensam que a disposição das partes altera as áreas (quantidades).
Por isso o que pode parecer as áreas aumentarem, é uma ilusão de óptica.

Sem comentários:

Enviar um comentário